Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

CADASTUR - É bom para você. É bom para o turismo.

Por Ana Amélia, Assessora Técnica de Turismo. 2023.

CADASTUR é um sistema cadastral de pessoas físicas e jurídicas que atuam diretamente ou indiretamente no setor de turismo.


O sistema cadastral CADASTUR é uma importante ferramenta para o turismo brasileiro, pois atende a todos os atores envolvidos, inclusive os turistas.

O CADASTUR é uma garantia para quem faz a gestão do turismo (órgãos municipais, regionais, estaduais e federais) e precisa compreender o mercado no seu todo; para quem atua no setor é uma grande oportunidade de unir forças, ganhar visibilidade em eventos e ações do trade e participar de programas de qualificação e financiamento exclusivos; e, para os turistas é uma evidência de que o empreendimento é reconhecido e preparado para atendê-los em suas necessidades e desejos.

Atenção! Para alguns prestadores o cadastro é obrigatório e passível de fiscalização e multa por parte do órgão responsável. Verifique a obrigatoriedade do seu empreendimento abaixo:

São obrigatóriosAcampamentos turísticos; Meios de hospedagem; Organizadora de eventos; Guia de Turismo; Parque temático; Agência de Turismo; e Transportadora Turística.

São facultativos, mas indicados: Restaurantes, bares e cafeterias; Empreendimentos de entretenimento e lazer; Locadora de Veículo; Prestador Especializado; Casa de Espetáculos; Empreendimento Náutico; Infraestrutura de apoio para Eventos; e Centro de Convenções.

 
Seja você turista ou prestador de serviços turísticos, visite o site oficial do CADASTUR clicando aqui e tenha as informações na sua mão!