Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

Nossa EMV

HISTÓRICO

A Escola de Música de Votorantim "Maestro Nilson Lombardi" (EMV) é uma instituição de ensino mantida pela Prefeitura do Município de Votorantim, através da Secretaria de Cultura e Turismo.
Criada através da Lei 2497, de 16 de junho de 2016, a Escola de Música de Votorantim "Maestro Nilson Lombardi" é pública e gratuita, se destina à inicialização musical e formação de músicos.
 São objetivos da Escola de Música de Votorantim "Maestro Nilson Lombardi":
I - viabilizar a promoção e o desenvolvimento da arte musical por meio do preparo e da formação técnico-musical disponibilizada à população interessada;
II - oferecer cursos de instrumentos e disseminar a cultura musical no Município de Votorantim;
III - cooperar com a divulgação e democratização da cultura musical no município de Votorantim;
IV - incentivar a formação de músicos no município, com vista à sua socialização e profissionalização.



 

PATRONO MAESTRO NILSON LOMBARDI

Maestro, pianista e compositor sorocabano, Nilson Lombardi colocou a cidade de Sorocaba em destaque no cenário mundial da música erudita.
Foi integrante da Escola Camargo Guarnieri e seu nome é destaque no livro História da Música no Brasil, de Vasco Mariz, pela grande contribuição dada à música clássica no Brasil
Dono de um grande talento, Lombardi foi despontando com sua obra no cenário musical brasileiro a partir de 1960, é compositor da série Seis Miniaturas, que, transcrita para orquestra, integrou várias temporadas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
Lombardi também foi professor no Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos", de Tatuí, onde atuou por dez anos e também lecionou na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).
Foi dirigente do Coral Universitário da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba, do Coral do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos e juntamente com William Fabri, organizou a Orquestra Juvenil de Sorocaba, da qual foi regente.
Nilson Lombardi faleceu em 09 de abril de 2008, aos 82 anos, deixando um vasto legado na música erudita, suas composições têm sido interpretadas em recitais nacionais e internacionais até os dias de hoje!

 
CONTATOS E REDES SOCIAIS

Endereço: Avenida São, 649 - Jardim Icatu

E-mail: sec@votorantim.sp.gov.br

Telefone/WhatsApp: WhatsApp EMV

Facebook:
 Facebook EMV

Instagram: Instagram EMV