Orquestra da Natureza

Sexta, 02/02/2024
O projeto “Orquestra da Natureza” idealizado por Angélica Felício da Costa, nasceu com a missão de divulgar as melodias naturais que permeiam o Parque do Matão, localizado em nossa cidade e inserido numa área de bioma Mata Atlântica.

Para isso foram instalados gravadores sonoros em três pontos estratégicos no parque: o primeiro ficou próximo à nascente, capturando a serenidade da madrugada e o despertar do amanhecer, o segundo ficou ao lado da plantação de bambu, registrando a harmonia do pôr do sol e finalizando, o terceiro gravador ficou localizado no limite do Parque do Matão, próximo ao Parque dos Ipês, capturando os sons característicos de um dia quente de verão ao meio-dia.

Assim como uma orquestra é composta por diversos instrumentos, o Parque do Matão abriga uma variedade de elementos que compõem harmonia natural e sonora.

Foram selecionados alguns sons para ajudar a identificar e apreciar a música da natureza enquanto caminha no parque, uma vez que muitos dos animais que vocalizam são de difícil visualização.

Ouça os registros do Parque do Matão em diferentes momentos acessando o link abaixo:

Orquestra da Natureza

O projeto “Orquestra da Natureza” é viabilizado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC) da Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
.