Votorantim no Mapa do Turismo Brasileiro 2023

Sexta, 05/05/2023

Votorantim faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro 2023

O Ministério do Turismo disponibilizou, nesta quinta-feira (04/05), o certificado reconhecendo Votorantim como cidade integrante do Mapa do Turismo Brasileiro 2023, bem como oficializando o registro do Conselho Municipal de Turismo de Votorantim (COMTUR) no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA).

O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ação do Ministério do Turismo que reconhece municípios vocacionados para o turismo ou que complementam a oferta de destinos próximos. Para conquistar tal certificação, o município deve integrar uma Região Turística reconhecida em nível Estadual e cumprir uma série de requisitos mínimos para que a atividade turística aconteça no local. O Conselho de Turismo ativo é uma obrigatoriedade e conquista também a certificação desde que cumpra com regras pré-estabelecidas.

Todos podem acessar o Mapa do Turismo Brasileiro e através dele conhecer as regiões e municípios turísticos reconhecidos pelo Governo, bem como escolher o próximo destino. E para distinguir os mais vocacionados (economicamente falando), os municípios são classificados de A a E com base em algumas variáveis como a quantidade de meios de hospedagem e de empregos diretos gerados pelo turismo.

Anualmente, o cadastro é atualizado pelos gestores municipais, pois, para além da divulgação dos destinos, o Ministério do Turismo se baseia nos dados para definir as políticas públicas que destinam os investimentos no setor. E se cumprir com todos requisitos e enviar todos documentos no prazo, o município é avaliado e certificado, como foi Votorantim.